quinta-feira, 13 de junho de 2013

Mutantes e Malfeitores: Analisando Regras - Repertório


Analisando Regras: Repertório

O tema da vez, mantendo uma linha ligado à poderes, será o Repertório de poderes. Vamos entender exatamente o que seria isso.

Repertório nada mais é do que um conjunto de Poderes Alternativos, dinâmicos ou não, ligados à um poder básico. É uma estrutura, termo usado no “Manual do Malfeitor”, mais complexa para criar uma rede de poderes. Na minha opinião particular a verdadeira razão da existência do Repertório de poderes é facilitar, ou melhor, baixar o custo de um grupo muito grande de poderes.

Embora ele possibilite ao jogador uma enorme flexibilidade para mesclar poderes que juntos teriam um custo exorbitante, ele causa um grande desbalanceamento na estrutura do poder, podendo influenciar de forma negativa a aventura. Por isso mesmo uma das maiores recomendações feitas nos livros que comentam ou fazem uso de Repertório é a de que o mestre deve permitir isso com muito cuidado.

Na minha opinião, e como costumo fazer, o ideal seria permitir o uso do repertório ligado à uma lógica do personagem ou junto de um background adequado, desde que não interfira no ritmo da campanha. O que seria isso? Seria permitir a construção de um personagem sem exageros e sob supervisão do mestre. O mestre poderia optar por permitir apenas a construção de repertórios com grupos de poderes que sigam a mesma linha. E no livro mesmo há uma passagem que sugeri isso também: “Os repertórios devem ter algum víncculo além de ‘todos os poderes que eu quero’, e o mestre deve se sentir livre para vetar repertórios que não tenham um tema coerente”. Veremos exemplos mais tarde.

As regras e sua aplicação prática
O Repertório é um estrutura que custa 2pp por graduação, e cada graduação concede 2 pontos para serem gastos.

1 graduação x 2pp = 2 pontos para gastar

Por causa dessa base de custo a construção do repertório é um pouco complicada e deve ser realizada com o maior cuidado, pois facilmente nos perdemos nos custos ou limites.

Bom, tendo entendido isso vamos começar escolhendo um tema. O tema seria a base de nosso repertório de poderes e para isso usaremos o exemplo da Tempestade, um membro clássico dos X-Men. Como todos os fãs de quadrinhos e heróis sabem Ororo Monroe tem seus poderes ligados à manipulação das forças da natureza ligadas, direta ou indiretamente, ao clima. O que mais chega perto desse tema seria o poder Controle Climático (Livro Básico, página 78) e daremos o nome de Repertório Controle do Clima. Sobre este poder é que será construído todo o nosso repertório. Seu custo é de 2 pontos por graduação. Então, tendo decidido qual nosso poder básico vamos começar a dar forma à personagem.

Imaginemos então que ela possua seu poder de Controle Climático em nível 10. Com essa escolha você ganha um efeito de Controle Ambiental à sua escolha e escolhemos aqui ‘calor’. Aqui temos o primeiro dos limitantes para essa estrutura. Nenhum dos poderes Alternativos poderá ter nível maior do que o nível do poder base, ou seja, 10.

Repertório Controle do Clima
Base: Controle Climático 10 = 20pp

Nesta base podemos agregar normalmente falhas, feitos ou extras, que entrarão na base de cálculo do poder. Agora vamos escolher os poderes alternativos. Nossa escolha será variada:

Controle Ambiental [frio]: ela literalmente modifica o clima à sua volta de várias formas e com custos diferenciados.
Controle Ambiental [distração]: um pouco diferente de Controle do Ar este poder se baseia diretamente em condições que enganem ou dificultem outros.
Controle do Ar: sabemos que ela é capaz de controlar os ventos podendo criar de pequenas brisas até fortes tempestades.
Voar: ela é capaz de voar graças ao seu controle dos ventos.
Raio: ela pode lançar relâmpagos poderosos.
Pasmar: seus relâmpagos e trovões podem distrair os outros.
Imunidade: ela é, até certo ponto imune ao frio ou a temperaturas relativamente altas.
Obscurecer: ela cria neblinas que podem esconder ela ou outros.
Super-sentidos: ela tem uma capacidade premonitória.

Aqui temos uma boa gama de opções e vamos começar a organizar elas. Todos eles entrarão como poderes alternativos, graduando eles, mas nunca ultrapassando a graduação do poder base.

Repertório Controle do Clima
Base: Controle Climático 10

PA: Controle ambiental [frio] 10
PA: Controle ambiental [distração] 10
PA: Controle do Ar 10
PA: Voô 4
PA: Raio 7
PA: Pasmar 8
PA: Imunidade
PA: Obscurecer 8
PA: Super-sentidos 2

Com essas PAs que escolhemos somamos mais 9 pontos ao nosso total, 1 ponto para cada PA. Temos então a soma:

20 pts (Base) + 9 pts (PAs) = 29 pts

Por enquanto as PAs ainda são simples poderes alternativos. Agora devemos decidir quais serão dinâmicas ou não. Isso vale inclusive para o poder base. Isso irá determinar quais poderes poderão ser usados juntamente com o base.

Repertório Controle do Clima
Base: Controle Climático 10 [Dinâmico]

PA: Controle ambiental [frio] 9 [Dinâmico]
PA: Controle ambiental [distração] 8 [Dinâmico]
PA: Controle do Ar 10 [Dinâmico]
PA: Voô 4 [Dinâmico]
PA: Raio 7 [Dinâmico]
PA: Pasmar 8
PA: Imunidade 2 [Dinâmico – condições ambientais – frio e calor]
PA: Obscurecer 8 [Dinâmico]
PA: Super-sentidos 4 [Precognição]

Acrescentamos 8 Dinâmicos à estrutura toda e acrescentamos à soma de pontos que estão sendo gastos.

20 pts (Base) + 9 pts (PAs) + 8 pts (Dinâmicos) = 38 pts

Depois disso verificamos cada um de nossos poderes, inclusive o base, para perceber que eles precisam de algum outro detalhe tais como Feitos, outros PAs ligados à algum desses poderes, Extras ou Falhas. Vamos incrementar um pouco essa estrutura. Para cada uma delas aplicamos os custos devidos sempre levando em conta que o PA não pode ter seu nível superior ao nível do poder base. Os custos são os mesmos de um PA normal. Para cada feito aplicado acrescenta-se 1 pp à soma total. Da mesma forma, calcula-se os Extras e Falhas, aumentando ou diminuindo o custo de cada PA para seu cálculo em relação à comparação ao poder base. Então vamos dar uma acrescentada aqui e aplicar algumas descrições.

Repertório Controle do Clima [Feito: Inato]
Base: Controle Climático 10 [Dinâmico]

PA: Controle ambiental [frio] 9 [Dinâmico– Feito: Alcance ampliado]
PA: Controle ambiental [distração] 8 [Dinâmico– Feito: Alcance ampliado]
PA: Controle do Ar 9 [Dinâmico – Feito: Preciso]
PA: Voô 4 [Dinâmico]
PA: Raio 7 [Dinâmico – Feito: Indireto, Acurado]
PA: Pasmar 8 [Auditivos e visuais]
PA: Imunidade 2 [Dinâmico – condições ambientais – frio e calor]
PA: Obscurecer 8 [Dinâmico (Neblina) – Feito: Alcance ampliado]
PA: Super-sentidos 4 [Precognição]

Foram acrescentados 6 feitos de poder e nenhum deles acabou por alterar o valor dos PAs acima do poder base. Neste caso somaremos apenas os 5 pontos referentes aos PAs.

20 pts (Base) + 9 pts (PAs) + 8 pts (Dinâmicos) + 6 pts (Feitos) = 44 pts

Podemos encerrar por aqui e ir par aos cálculos finais. Como disse no início, para cada ponto de poder gasto ganhamos 2 pontos para gastar. Como nossa soma final ficou em 44 pontos e fazendo um cálculo rápido vemos que tivemos 22 pontos de graduação utilizados. Assim no Repertório tem 22 graduações. Veja a montagem, quase finalizada, do repertório abaixo:

Repertório Controle do Clima 22 [Feito: Inato]
Base: Controle Climático 10 [Dinâmico]

PA: Controle ambiental [frio] 9 [Dinâmico– Feito: Alcance ampliado]
PA: Controle ambiental [distração] 8 [Dinâmico– Feito: Alcance ampliado]
PA: Controle do Ar 9 [Dinâmico – Feito: Preciso]
PA: Voô 4 [Dinâmico]
PA: Raio 7 [Dinâmico – Feito: Indireto, Acurado]
PA: Pasmar 8 [Auditivos e visuais]
PA: Imunidade 2 [Dinâmico – condições ambientais – frio e calor]
PA: Obscurecer 8 [Dinâmico (Neblina) – Feito: Alcance ampliado]
PA: Super-sentidos 4 [Precognição]

Pontos gastos: 45 pts

Um detalhe importante. Podemos agregar também Feitos e outros efeitos ao próprio Repertório. Neste caso o efeito atuará sobre toda a estrutura. Como exemplo, note que agreguei o feito Inato ao repertório. Isso significa que todos os poderes da estrutura são inatos. O cálculo muda um pouco também. Como exemplo podemos agregar ao repertório o feito Inato, algo comum para personagens mutantes. Este ponto gasto com o feito (poderia ser com um extra ou com uma falha) atua sobre o cálculo final, tendo então 45 pontos.

Esta é uma das formas para construirmos um repertório. Acho que vocês perceberam que eu fiz um caminho que foi dos poderes em direção à graduação do Repertório. Em resumo, eu não me preocupei com os pontos gastos ou com a graduação. Isso se aplica muito bem com adaptações de personagens sem a preocupação de níveis de poder.

A outra forma de construir um repertório, e a que deve ser preferida quando vamos construir personagens destinados à uma campanha é realizar o caminho que vai da escolha da graduação do repertório em direção à escolha do poder base e de seus PAs.


Livros na Confraria: os bastidores de The Walking Dead

Bastidores cheios de zumbis


Você é fã de Walking Dead? Então este é o livro certo para todos que procuram curiosidades sobre seu seriado favorito. A editora Novo Século está lançando “The Walking Dead: os bastidores”, o único guia autorizado sobre o seriado. Repleto de fotografias inéditas da série e das cenas por trás das câmeras, ele leva o fã a conhecer mais à fundo esta enorme produção que está indo para sua quarta temporada. Além disso, a obra conta com entrevistas com o criador da série, Robert Kirkman, e com o produtor Frank Darabont. São 208 páginas ricamente ilustradas, mesclando fotos e ilustrações, pelo valor de R$ 49,90.


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