quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Quadrinhos na Confraria: Guerras Secretas - o reboot da Marvel


Quadrinhos na Confraria
Guerras Secretas
- o reboot da Marvel -

O universo Marvel vai ‘rebootar’! Essa notícia não chega a ser novidade já que desde a San Diego Comic Con do ano passado os executivos da Marvel já haviam lançado as primeiras informações embora não revelasse praticamente nada. Mas estamos cada vez chegando mais próximo da data limite para os acontecimentos e agora recebemos informações mais concretas e consistentes.

As notícias foram dadas de forma oficial por Alex Alonso (editor chefe) e Tom Brevoort (vice-editor). Segundo eles a mudança que veremos com o arco “Guerras Secretas” iniciou já com o lançamento do Marvel Now e desde lá vem se desenvolvendo. O que veremos será a culminância de um evento já em andamento.

Capa da edição Secret Wars #01
Segundo eles é o maior do que imaginavam inicialmente, tendo proporções épicas. Todos os grupos de produção da Marvel estão trabalhando juntos em uma coordenação que até hoje nunca havia sido tentada. Mesmo os eventos que aconteceram recentemente, todos estavam coordenados dentro dos vários universos da editora.

Em acontecimentos que já foram mostrados na edição Vingadores #01, da editora Panini, lançado em outubro de 2013, duas Terras estão em incursão – quando dois elementos iguais de universos se cruzam, podendo se destruir e provocar uma reação em cadeia no multiverso acabando com a existência. Em uma ação desesperada os Vingadores e os Novos Vingadores fundirão o universo Marvel atual (conhecido como Terra 616) com o universo Ultimate. Posterior à isso, e como resultado, teremos o Battleworld – o resultado da conexão de muitos universos paralelos fatiados e colocados juntos num só ambiente.

Alonso resumiu como será a mudança em poucas palavras – “"O Universo Ultimate, o Universo Marvel, eles vão se fundir num só. Imagine duas pizzas. Elas vão combinar suas partes, mas algumas partes vão acabar caindo fora. E esse será o nosso Universo Marvel daqui por diante. É mais que o Univsero Marvel e o Universo Ultimate, são todos os universos que você pode imaginar. Esse é o Universo Marvel daqui por diante".

Quando começar a incursão entre os dois universos teremos o Guerras Secretas #01, quando os heróis começam a contagem regressiva de oito horas até a destruição de tudo. Os heróis do universo Marvel e do Ultimate terão esse tempo para tentar salvar o continuun. Essa ação se passará no Battleworld que como Brevoot disse –“o Battleworld será o lugar onde o novo universo Marvel será fermentado”. Se você está curioso a Marvel criou um site com um mapa interativo do Battleworld para você ir se familiarizando com o que virá – clique AQUI.


A dupla foi bem enfática em dizer que - "Quando você se deparar com Guerras Secretas #1, não tem mais Universo Marvel, não tem mais Universo Ultimate. Será tudo o Battleword. "Nenhuma dessas histórias será realidades alternativas de What Ifs. Elas terão suas próprias pernas. Elas impactarão o Universo Marvel que teremos daqui por diante. Isso tudo está colocando um tipo de fim em décadas de história e começando uma nova era. Quando você ver o que planejamos nessas histórias, você vai ver aonde queremos chegar. Se quisermos ressucitar a Gwen Stacy, esse seria o momento ideal para isso , não seria? Se você quisesse saber o que aconteceria se reunisse o universo da Era de Ultron com o universo zumbi da Marvel, esse seria o lugar, não é? Guerras Secretas é o novo ponto ideal para atrair novos fãs".

O que vocês acharam? Com toda a certeza muito controvérsia será gerada com essas notícias e mudanças. Mas como bem falou o Coveiro, do site de quadrinhos Marvel616, nada que um Beyonder da vida não deslaça. A beleza dos quadrinhos é que mais que mudanças sejam feitas, nada impede de serem concertadas e arrumadas posteriormente.

Eu particularmente sempre curti mudanças drásticas, pois são a possibilidade de criação, de inovação, de reformulação. Mas sei também que muitos de nós, leitores de quadrinhos de heróis, nos apegamos à história de personagens que acompanhamos à décadas... será como matá-los.... ou não! Eu sou otimista e estou louco para ver as impensadas modificações que veremos a partir de maio nas edições lançadas nos Estados Unidos.

Um comentário:

Marcus Barbosa disse...

Bom... eu estou com muito medo do que vão aprontar agora. Acho que eles vão criar um universo integrado aos filmes. E isso me deixa com muito medo! O universo marvel no cinema como um todo é bom, mas incompleto e a qualidade, as vezes, deixa a desejar.