domingo, 15 de fevereiro de 2015

Dungeons (e mapas) para suas aventuras - 19


Duas vilas e um porto

Tenho falhado nos dias de postagem dos mapas, mas logo isso voltará para as terças e sextas... além de que estou preparando uma mega surpresa para vocês... Aguardem! Hoje trago, depois de algum tempo, mapas de vilas para suas aventuras já que nem só de dungeons se vive! São duas vilas e um porto.

O uso de cidades em RPG é meio controverso. Muitos mestres acham complicado lidar com vilas em uma seção de RPG. Eu, particularmente, sempre gostei. Uma das vantagens é a questão espacial. Elas dão uma incrementada na ambientação para os jogadores, os ajudando na resolução de enigmas, quests e problemas. Claro que para que isso dê certo, o mestre não pode simplesmente jogar o grupo dentro dela e perguntar – “e agora, o que vocês fazem?” – e sair inventado na hora.

Uma boa preparação prévia é sempre importante. É lógico que o mestre não deve (nem precisa) criar um plot para cada estrutura existente ali. Isso seria um trabalho infindável e desnecessário. O importante é ter uma noção geral da cidade e postar alguns elementos que sejam importantes e que tenham (ou não) relação com a aventura. Na maioria das vezes as casa serão iguais ou com os mesmos elementos dentro. Não imagine que encontrará um artefato mágico e cada baú ou pilhas e pilhas de moedas em cada casa.

É só usar a lógica. Algum dinheiro, mas nada em exagero, provavelmente na casa de uma família rica (ou mais abastada) da cidade e não mais do que duas para as vilas pequenas. Algum objeto mais raro com algum caçador o protetor da cidade ou em um armeiro ou boticário que por ventura more ali. Lógico que em cidades maiores, portos e locais de importância comercial isso é multiplicado.

Além disso, eu sempre gostei de lançar aqui e ali, nas cidades, algumas pequenas mini-quests obrigando o grupo à se relacionar com os habitantes, fazendo eles se importarem com a população, ou odiá-los, mas mesmo assim gerando uma relação.


Com relação aos mapas que trouxe hoje, eles são bem genéricos e podem ser encaixados em qualquer tipo de aventura. Não são tão extensos e possuem já alguns pontos numerados para ajudar o trabalho do mestre.




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