segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Confraria's Plots 01 - Corrente do Mal


Estamos inaugurando uma nova seção – a Confraria’s Plot. Todos nós, rpgistas há muito tempo, sempre comentamos que qualquer coisa acaba nos servindo como inspiração para aventuras, cenas ou quests. A Confraria’s Plots vai demonstrar isso de uma forma muito divertida. Regularmente vamos apresentar aqui a inspiração que algum filme nos tenha dado. Pretendo que seja uma ideia que possa ser utilizada por vários sistemas. Algo que possa servir de inspiração para os mestres e grupos espalhados por aí.

Mas não é só isso. Nesta nova seção pretendo integrar mais os amigos que fiz nessas décadas de RPG. A cada nova edição teremos um convidado que escolherá seu filme e montará seu ‘plot’. Algumas vezes eu contribuirei com um segundo plot usando como base o filme escolhido por nosso convidado. Será desafiador! E mais... cada material lançado ganhará um pdf para vocês irem juntando e usando (se assim quiserem).

A primeira edição, a inaugural, será de minha autoria apenas, mas muitos já estão começando suas escolhas!! Espero que gostem!!!

Corrente do Mal

Quando o grupo, em meio à suas aventuras, resolve relaxar em uma tranquila taverna, mal sabem que o perigo ainda pode estar espreitando nas sombras, mesmo naqueles que menos suspeitam. As maldições e perseguições do mal podem achá-los justamente quando estão com a guarda baixa e marcá-los para sempre.

PLOT
O grupo resolve parar em uma taverna para se recuperar, procurar informações ou simplesmente descansar. O Mestre cria e desenvolve a situação conforme o perfil de seu grupo. O ponto central é que uma situação deve acontecer para que o grupo interfira preferencialmente ajudando alguém indefeso (homem ou mulher conforme o perfil do grupo), o importante que haja possibilidade da relação se estender após a ajuda.

Resolvido o problema a pessoa indefesa agradecerá com um beijo na testa ou haverá um flerte para terminarem a noite com sexo. Como disse, o Mestre deverá encaminhar a situação da melhor forma possível. Tanto com o beijo na testa quanto com a consumação do sexo, há a transmissão de uma maldição – o plot.

A maldição seria como uma marca que macula a pessoa amaldiçoada, que será perseguida por um demônio (ou entidade maligna à escolha do mestre) indefinidamente até que seja morta pela entidade ou até que o amaldiçoado passe adiante a maldição.

A maldição possui algumas regras. Primeiramente, não há uma forma de se livrar desta maldição. O máximo possível é passá-la adiante. E mesmo assim, se a pessoas (ou pessoas) amaldiçoadas posteriormente morrerem (tanto por morte natural quanto pelas mãos da entidade), o efeito voltará para o último amaldiçoado vivo, podendo ser o personagem da campanha. Segundo, apenas o amaldiçoado poderá ver a entidade maligna que o persegue (salvo se o grupo descobrir uma forma mágica de alterar isso, dependendo da aceitação do Mestre).

EM JOGO
Existem muitas possibilidades com este plot. O jogador pode ignorar completamente a sua situação e mesmo acabar passando adiante a tal maldição sem nem ao menos saber disso. Como no filme, se assim o Mestre achar mais interessante, o personagem pode ser alertado sobre sua situação e sobre as regras da maldição. O mestre pode até mesmo criar um história mais elaborada para contar o caso desde seus primórdios.

A opção de deixar o personagem ignorando seu caso é muito promissora pois possibilita uma quest paralela ao jogo em si. Mas para isso seria interessante que pequenas pistas fossem deixadas como migalhas de pão pelo caminho. Uma interessante opção é dar ao amaldiçoado uma aura que possa ser percebida por clérigos ou outras pessoas que enfrentem o mal.

Quanto à perseguição em si, fica à cargo do mestre qual a distância e tempo que o ser maligno está de seu alvo. O importante é que o ser é imortal e indestrutível, deixando a situação ainda mais desesperadora. Crie formas dramáticas de mostrar isso ao amaldiçoado criando um sentimento de urgência.

Uma ficha para a entidade é desnecessária já que o ser não pode ser destruído, mas se o mestres desejar algo diferente, providencie uma.


Corrente do Mal
(It Follows – 2014)

Categorizado como terror e suspense, foi uma das sensações do festival de Cannes de 2014, além de vencer em várias categorias de outros festivais (Sundance, Austin, Madrid, entre outros). Dirigido por David Mitchell, a produção apresenta uma maldição que é transmitida pelo sexo. Quem é amaldiçoada tem em seu encalço uma figura demoníaca que o persegue lentamente para matá-lo. Esta figura sempre está em movimento, embora que de forma lenta, obrigando que o amaldiçoado também sempre esteja em movimento para manter-se vivo. Será uma vida de eterna fuga.


Faça o download da versão em pdf clicando na imagem abaixo:


2 comentários:

Lucas Arruda disse...

João Brasil muito boa a seção nova, incluindo a primeira contribuição.

Gostaria de saber onde você conseguiu esse modelo de página usado no arquivo pdf, pois em minha mesa (de RPG) tenho uma espécie de jornal das informações do mundo e esse modelo (essa cara de amarelada de antigo), com o layout de pagina e tudo mais iria servir como uma luva.

Poderia me falar onde você conseguiu esse arquivo ou se foi você quem o fez permitir que eu o use? Você usou algum programa especial para a formatação?

Abraço
Lucas

João Brasil disse...

Salve Lucas.... que bom que curtiu o trabalho desta nova seção.... Bom, quanto ao pdf o backgroud da página foi todo montado por mim usando apenas o MS Publisher.... me procura via face que te dou todas as dicas!