terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Ordem de Leitura Marvel - Demolidor

ORDEM DE LEITURA MARVEL
DEMOLIDOR


Quando eu decidir criar estas postagens na sessão Ordem de Leitura para sagas ou personagens da Marvel no Brasil eu sabia que esta seria uma tarefa ingrata no sentido de que ao longo das décadas as revistas da Marvel passaram por muitas editoras no Brasil. Ao mesmo tempo é muito prazeroso para um fã, como eu, vasculhar minha coleção, caixas e caixas cheirando à mofo, pesquisar em livros, site e sebos... unindo as minhas paixões – história e quadrinhos – em uma só ação.

Escolher o Demolidor para a Ordem de Leitura de hoje me agrada muito, pois é um dos personagens que mais acompanho e curto e um dos primeiros que comecei a acompanhar logo com as minhas primeiras edições compradas da antiqüíssima Superaventuras Marvel, na década de oitenta, ainda nas mãos da editora Abril e em ‘formatinho’.

A ideia destas postagens é colocar as publicações em uma ordem cronológica o mais próximo possível do que foi lançado nos Estados Unidos para que os fãs tenham o prazer de possuir em mãos um mapa de como acompanhar o personagem.


Demolidor


Se você está lendo esta postagem até aqui deve ter um conhecimento mínimo de quem é o personagem Demolidor, alter ego de Matt Murdock. Mas se você não o conhece podemos esclarecer, em poucas palavras, quem ele é. Matt sofreu um acidente, quando criança, sendo exposto à produtos químicos que lhe tiraram a visão. Ao mesmo tempo ele teve todos os seus outros sentidos ampliados de forma inimaginável. O desenvolvimento desses sentidos é tamanho que a perda de sua visão não o afeta de forma alguma. Com um treinamento exaustivo, tanto do corpo quanto de suas novas capacidades, ele se torna no protetor da Cozinha do Inferno, bairro do subúrbio de Nova Iorque. O personagem foi criado por Stan Lee e Bill Everett em 1964.


A história do personagem no Brasil começa muito antes das minhas primeiras aquisições, no início dos anos oitenta. Até os dias de hoje Demolidor teve lançamentos regulares em seis editoras, contando desde 1969 até 1975, com a saudosa EBAL, passando por GEA em 1975, Bloch entre 1975 e 1976, RGE ente 1979 e 1982, Abril ente 1982 e 2001, até chegarmos atualmente à Panini, desde 2002 até os dias de hoje.

A primeira edição do personagem, já com o nome de Demolidor, foi lançada no Brasil com apenas cinco anos de atraso em relação à sua criação nos Estados Unidos. Ele saiu pela editora EBAL em uma edição de 36 páginas junto com uma aventura do Quarteto Fantástico (Fantastic Four #5, de 1961). Nesta época o primeiro uniforme do herói em suas cores clássicas amarelo e preto (com sombras em vermelho) ganhou uma tonalidade vinho com preto muito esquisita – problemas das tecnologia nacional disponível na época. Na estréia do personagem o traço característico de Bill Everett. As edições seguintes seguiram com artes de Joe Orlando, Wally Wood, Bobby Powell, entre outros. O grande John Romita teve sua arte apresentada a partir da edição #11, em uma aventura junto de Ka-Zar, que depois foi substituído pelo desenhista Gene Colan. Os argumentos são todos de Stan Lee, com exceção de uma edição que teve roteiro de Wally Wood. Como curiosidade temos a edição Daredevil #5 (dezembro de 1964) que não foi lançada na época, saindo muitos anos depois pela Bloch quando do relançamento do personagem. A cronologia foi quase perfeita, havendo apenas um deslocamento quando a edição #8 saiu entre a quarta e a sexta edições. A história final do Demolidor (Daredevil #37, de fevereiro de 1968) na EBAL foi lançada apenas 1975, quatro anos após o encerramento de sua revista, na edição Homem-Aranha #70 (EBAL, janeiro de 1975).

As edições do personagem tiveram uma passagem muito breve pela editora GEA, em 1972, possuindo apenas três edições. O grande problema é que entre essas edições, e as últimas lançadas na EBAL, perderam-se nada menos do que trinta e sete edições. Com o título de Defensor Destemido, as 28 páginas de cada revista trouxeram as edições #74 a #76 do Demolidor.

No mesmo ano de 1975 o personagem passou para a editora Bloch, que começou a republicar todas as edições lançadas nos Estados Unidos desde seu primeiro número. Nas quinze edições da revistas O Demolidor tivemos lançadas da edição #1 a #26, inicialmente fora de ordem, assumindo a ordem dos lançamentos a partir da edição #4.

Em 1979 o personagem estave nas mãos da RGE e sua cronologia foi para o espaço. Nas páginas da revista Almanaque Marvel suas aventuras eram lançadas de forma irregular e sem a menor preocupação com uma ordem cronológica. Ele apareceu apenas nas cinco primeiras edições do almanaque apresentando as edições #1, #4, #15, #19 e #42, respectivamente.

Quando o personagem chegou à editora Abril, em julho de 1982, nas páginas da memorável Superaventuras Marvel #1, sua edição de estréia apresentada ali foi a Daredevil #161, de setembro de 1979, já na fase consagrada pelo desenho de Frank Miller e com roteiro de Roger McKenzie. A chegada à editora Abril, que perdurou até dezembro de 2001, significou um melhor tratamento às edições do personagem com uma periodicidade constante neste período. Mas ainda assim estávamos longe do aceitável. Primeiramente pela perda de mais de uma década de publicações. Entre o que havia sido lançado nas editoras anteriores e o que estava começando a ser lançado na Abril, com a primeira edição de Superaventuras Marvel, tivemos a perda de nada menos que 126 edições (algumas poucas edições foram regatadas posteriormente), que não foram publicadas. Perdemos os roteiros de Gerry Conway, Steve Gerber (na parceria do personagem com a primeira Viúva Negra), Marf Wolfman, do grande Bill Mantlo e Jim Shooter. Perdemos os traços de Gen Colan, Bob Brown e do saudoso Sal Buscema. A estréia de Frank Miller, na edição Daredevil #158 foi lançada apenas na Superaventuras Marvel #100, uma edição comemorativa com edições variadas do personagem.

Mas os problemas não paravam por aí. Ao longo das publicações da Superaventuras Marvel tivemos as publicações do intervalo de Daredevil #146 (com especiais com as edições #1, #7, #25) até a edição Daredevil #342. Mas neste mesmo intervalo foram simplesmente esquecidas 48 edições regulares e 2 anuais (#4 e #9). Parece pouco, mas representam quase cinco anos de edições que foram simplesmente apagadas da cronologia lançada no Brasil. Mesmo com quinze edições regulares e cinco anuais lançados em outros títulos (como Capitão América, Grandes Heróis Marvel, Demolidor Especial, Épicos Marvel e Hulk Anual) tivemos verdadeiras crateras em suas publicações (você perceberá adiante, na listagem das edições). Para encerrar com chave de ouro a Abril simplesmente publicou apenas quatro edições dentre as últimas vinte de Daredevil volume 1 (#360 a #380) e não publicou as primeiras nove edições de Daredevil volume 2. Felizmente o buraco do início do volume dois, que correspondia ao arco Diabo da Guarda, roteiro de Kevin Smith e arte de Joe Quesada, foi trazido ao Brasil sete anos depois, pela Panini em uma edição encadernada.

Por fim chegamos à editora Panini. Depois de décadas com muitos problemas Demolidor conseguiu uma continuidade que os fãs ainda não tinham tido experiência. Desde sua primeira edição lançada no Brasil pela Panini (Daredevil vol 2 #14), nas páginas da Marvel 2002 #1, em janeiro de 2002, tivemos apenas cinco edições não lançadas no Brasil até os dias de hoje. Além disso, foi respeitada a sequência cronológica das edições sem termos que ficar pulando para frente e para trás nas revistas para seguir a história.

A história do Demolidor no Brasil perdura desde 1969, completando 47 anos em 2016. Mesmo com a reformulação do universo Marvel ocorrido pós Guerras Secretas (2015) o personagem ainda está entre os mais apreciados e permanece entre as novas publicações... por um bom tempo, eu espero. Ainda temos muito espaço para lançamentos históricos de edições ainda inéditas no Brasil – quase duzentas. Use esta contribuição para organizar sua coleção, ordenar sua leitura e caçar edições antigas.

Esclarecimento: Apresentarei, como de costume, primeiro a edição original seguida da edição de publicação no Brasil. Como houveram muitas editoras envolvidas, sendo que as primeiras tiveram poucos lançamentos, decidi por colocar em ordem cronológica por editora. Assim, você notará que algumas edições, as primeiras sobretudo, se repetem mais de uma vez. Quando forem apresentadas as editoras Abril e Panini, como uma gama muito maior de publicações, colocarei em ordem de edição. As edições marcadas em vermelho são as que não forma lançadas no Brasil (salvo quando houver alguma nota explicativa junto).

Editora Ebal – abr/69 a dez/71
Daredevil #1 – O Demolidor #1
Daredevil #2 – O Demolidor #2
Daredevil #3 – O Demolidor #3
Daredevil #4 – O Demolidor #4
Daredevil #5 [lançado em 1975 pela editora Bloch]
Daredevil #6 – O Demolidor #6
Daredevil #7 – O Demolidor #7
Daredevil #8 – O Demolidor #5
Daredevil #9 – O Demolidor #8
Daredevil #10 – O Demolidor #9
Daredevil #11 – O Demolidor #10
Daredevil #12 – O Demolidor #11
Daredevil #13 – O Demolidor #12
Daredevil #14 – O Demolidor #13
Daredevil #15 – O Demolidor #14
Daredevil #16 – O Demolidor #15
Daredevil #17 – O Demolidor #16
Daredevil #18 – O Demolidor #17
Daredevil #19 – O Demolidor #18
Daredevil #20 – O Demolidor #19
Daredevil #21 – O Demolidor #20
Daredevil #22 – O Demolidor #21
Daredevil #23 – O Demolidor #22
Daredevil #24 – O Demolidor #23
Daredevil #25 – O Demolidor #24
Daredevil #26 – O Demolidor #25
Daredevil #27 – O Demolidor #26
Daredevil #28 – O Demolidor #27
Daredevil #29 – O Demolidor #28
Daredevil #30 – O Demolidor #29
Daredevil #31 – O Demolidor #29
Daredevil #32 – O Demolidor #29
Daredevil #33 – O Demolidor #30
Daredevil #34 – O Demolidor #30
Daredevil #35 – O Demolidor #31
Daredevil #36 – O Demolidor #31


Editora Gea – 1972
Daredevil #74 – O Defensor Destemido #1
Daredevil #75 – O Defensor Destemido #2
Daredevil #76 – O Defensor Destemido #3


Editora Bloch – fev/75 a jun/76
Daredevil #1 – Demolidor #1
Daredevil #2 – Demolidor #2
Daredevil #3 – Demolidor #1
Daredevil #4 – Demolidor #3
Daredevil #5 0 Demolidor #3
Daredevil #6 – Demolidor #2
Daredevil #7 – Demolidor #4
Daredevil #8 – Demolidor #4
Curiosidade: Demolidor #5, da editora Bloch, veio com a edição The Amazing Spider-Man #16 com uma aventura que unia Homem-Aranha e Demolidor.
Daredevil #9 – Demolidor #6
Daredevil #10 - Demolidor #8
Daredevil #11 - Demolidor #9
Daredevil #12 – Demolidor #10
Daredevil #13 – Demolidor #11
Daredevil #14 – Demolidor #11
Daredevil #15 – Demolidor #12
Daredevil #16 – Demolidor #12
Daredevil #17 – Demolidor #12
Daredevil #18 – Demolidor #13
Daredevil #19 – Demolidor #13
Daredevil #20 – Demolidor #13
Daredevil #21 – Demolidor #14
Daredevil #22 – Demolidor #14
Daredevil #23 – Demolidor #14
Daredevil #24 – Demolidor #15
Daredevil #25 – Demolidor #15
Daredevil #26 – Demolidor #15
Daredevil #27 [lançado em 1971 pela editora EBAL]
Daredevil #28 [lançado em 1971 pela editora EBAL]
Daredevil #29 – Demolidor #7


Editora RGE – abr/79 a jan/81
Daredevil #1 – Almanaque Marvel #1
Daredevil #4 – Almanaque Marvel #2
Daredevil #15 – Almanaque Marvel #3
Daredevil #19 – Almanaque Marvel #4
Daredevil #42 – Almanaque Marvel #5


Editora Abril – jul/82 a dez/01


Daredevil #146 – Superaventuras Marvel #100
Daredevil #158 – Superaventuras Marvel #46
Daredevil #159 – Superaventuras Marvel #46
Daredevil #160 - Superaventuras Marvel #1
Daredevil #161 - Superaventuras Marvel #1
Daredevil #162
Daredevil #163 - Superaventuras Marvel #2
Daredevil #164 - Superaventuras Marvel #3
Daredevil #165 - Superaventuras Marvel #4
Daredevil #166 - Superaventuras Marvel #5
Daredevil #167 – Capitão América (série 1) #45
Daredevil #168 - Superaventuras Marvel #6
Daredevil #169 - Superaventuras Marvel #7
Daredevil #170 - Superaventuras Marvel #8
Daredevil #171 - Superaventuras Marvel #9
Daredevil #172 - Superaventuras Marvel #9
Daredevil #173 - Superaventuras Marvel #10
Daredevil #174 - Superaventuras Marvel #12
Daredevil #175 - Superaventuras Marvel #13
Daredevil #176 - Superaventuras Marvel #14
Daredevil #177 - Superaventuras Marvel #17
Daredevil #178 - Superaventuras Marvel #19
Daredevil #179 - Superaventuras Marvel #20
Daredevil #180 - Superaventuras Marvel #21
Daredevil #181 - Superaventuras Marvel #22
Daredevil #182 - Superaventuras Marvel #24
Daredevil #183 - Superaventuras Marvel #31
Daredevil #184 - Superaventuras Marvel #32
Daredevil #185 - Superaventuras Marvel #34
Daredevil #186 - Superaventuras Marvel #35
Daredevil #187 - Superaventuras Marvel #38
Daredevil #188 - Superaventuras Marvel #39
Daredevil #189 - Superaventuras Marvel #40
Daredevil #190 - Superaventuras Marvel #41
Daredevil #191 - Superaventuras Marvel #44
Daredevil #192
Daredevil #193
Daredevil #194 – Superaventuras Marvel #108
Daredevil #195
Daredevil #196
Daredevil #197
Daredevil #198
Daredevil #199
Daredevil #200
Daredevil #201
Daredevil #202 – Superaventuras Marvel #51
Daredevil #203
Daredevil #204 – Superaventuras Marvel #51
Daredevil #205 – Superaventuras Marvel #54
Daredevil #206 – Superaventuras Marvel #55
Daredevil #207
Daredevil #208 – Superaventuras Marvel #49
Daredevil #209 – Superaventuras Marvel #50
Daredevil #210 – Superaventuras Marvel #56
Daredevil #211 – Superaventuras Marvel #56
Daredevil #212 – Superaventuras Marvel #57
Daredevil #213 – Superaventuras Marvel #58
Daredevil #214 – Superaventuras Marvel #59
Daredevil #215 – Capitão América (série 1) #90
Daredevil #216 – Demolidor Especial #3
Daredevil #217 – Demolidor Especial #3
Daredevil #218
Daredevil #219 – Capitão América (série 1) #87
Daredevil #220 – Superaventuras Marvel #60
Daredevil #221 – Demolidor Especial #3
Daredevil #222 – Demolidor Especial #3
Daredevil #223
Daredevil #224 – Demolidor Especial #3
Daredevil #225 – Superaventuras Marvel #100
Daredevil #226 – Superaventuras Marvel #61


Daredevil #227 – Superaventuras Marvel #62
Daredevil #228 – Superaventuras Marvel #63
Daredevil #229 – Superaventuras Marvel #64
Daredevil #230 – Superaventuras Marvel #65
Daredevil #231 – Superaventuras Marvel #66
Daredevil #232 – Superaventuras Marvel #67
Daredevil #233 – Superaventuras Marvel #68
Daredevil #234
Daredevil #235
Daredevil #236 – Superaventuras Marvel #70
Daredevil #237
Daredevil #238
Daredevil #239
Daredevil #240
Daredevil #241 – Grandes Heróis Marvel (série 1) #22
Daredevil #242
Daredevil #243
Daredevil #244
Daredevil #245
Daredevil #246
Daredevil #247
Daredevil #248 – Grandes Heróis Marvel (série 1) #22
Daredevil #249 – Grandes Heróis Marvel (série 1) #22
Daredevil #250 – Superaventuras Marvel #79
Daredevil #251 – Superaventuras Marvel #80
Daredevil #252 – Superaventuras Marvel #82
Daredevil #253 – Superaventuras Marvel #85
Daredevil #254 – Superaventuras Marvel #86
Daredevil #255 – Superaventuras Marvel #87
Daredevil #256 – Superaventuras Marvel #88
Daredevil #257 – Superaventuras Marvel #92
Daredevil #258 – Superaventuras Marvel #93
Daredevil #259 – Superaventuras Marvel #96
Daredevil #260 – Superaventuras Marvel #97
Daredevil #261 – Superaventuras Marvel #97
Daredevil #262
Daredevil #263
Daredevil #264 – Superaventuras Marvel #95
Daredevil #265
Daredevil #266 – Superaventuras Marvel #115
Daredevil #267 – Superaventuras Marvel #118
Daredevil #268 – Superaventuras Marvel #119
Daredevil #269 – Superaventuras Marvel #120
Daredevil #270 – Superaventuras Marvel #122
Daredevil #271 – Superaventuras Marvel #124
Daredevil #272 – Superaventuras Marvel #125
Daredevil #273 – Superaventuras Marvel #126
Daredevil #274 – Superaventuras Marvel #133
Daredevil #275 – Superaventuras Marvel #134
Daredevil #276 – Superaventuras Marvel #135
Daredevil #277 – Superaventuras Marvel #114
Daredevil #278 – Superaventuras Marvel #136
Daredevil #279 – Superaventuras Marvel #137
Daredevil #280 – Superaventuras Marvel #138
Daredevil #281 – Superaventuras Marvel #139
Daredevil #282
Daredevil #283 – Superaventuras Marvel #141
Daredevil #284 – Superaventuras Marvel #143
Daredevil #285 – Superaventuras Marvel #144
Daredevil #286 – Superaventuras Marvel #145
Daredevil #287 – Superaventuras Marvel #146
Daredevil #288 – Superaventuras Marvel #147
Daredevil #289
Daredevil #290 – Superaventuras Marvel #148
Daredevil #291 – Superaventuras Marvel #149
Daredevil #292 – Superaventuras Marvel #150
Daredevil #293
Daredevil #294 – Superaventuras Marvel #151
Daredevil #295 – Superaventuras Marvel #152
Daredevil #296 – Superaventuras Marvel #153
Daredevil #297 – Grandes Heróis Marvel #47
Daredevil #298 – Grandes Heróis Marvel #47
Daredevil #299 – Grandes Heróis Marvel #47
Daredevil #300 – Grandes Heróis Marvel #47
Daredevil #301 – Superaventuras Marvel #155
Daredevil #302
Daredevil #303
Daredevil #304 – Superaventuras Marvel #154
Daredevil #305
Daredevil #306 – Superaventuras Marvel #155
Daredevil #307 – Superaventuras Marvel #156
Daredevil #308 – Superaventuras Marvel #158
Daredevil #309 – Superaventuras Marvel #163
Daredevil #310 – Superaventuras Marvel #163
Daredevil #311
Daredevil #312
Daredevil #313
Daredevil #314
Daredevil #315
Daredevil #316
Daredevil #317
Daredevil #318
Daredevil #319 – Superaventuras Marvel #164
Daredevil #320 – Superaventuras Marvel #164
Daredevil #321 – Superaventuras Marvel #165
Daredevil #322 – Superaventuras Marvel #165
Daredevil #323 – Superaventuras Marvel #166
Daredevil #324 – Superaventuras Marvel #167
Daredevil #325 – Superaventuras Marvel #168
Daredevil #326 – Superaventuras Marvel #169
Daredevil #327 – Superaventuras Marvel #169
Daredevil #328 – Superaventuras Marvel #170
Daredevil #329 – Superaventuras Marvel #170
Daredevil #330 – Superaventuras Marvel #171
Daredevil #331 – Superaventuras Marvel #172
Daredevil #332 – Superaventuras Marvel #173
Daredevil #333
Daredevil #334
Daredevil #335
Daredevil #336
Daredevil #337
Daredevil #338 – Superaventuras Marvel #175
Daredevil #339 – Superaventuras Marvel #175
Daredevil #340 – Superaventuras Marvel #175
Daredevil #341 – Superaventuras Marvel #175
Daredevil #342 – Superaventuras Marvel #175


Daredevil #343
Daredevil #344 – Marvel 1997 #10
Daredevil #345 – Marvel 1997 #1
Daredevil #346 – Marvel 1997 #2
Daredevil #347 – Marvel 1997 #3
Daredevil #348 – Marvel 1997 #4
Daredevil #349 – Marvel 1997 #5
Daredevil #350 – Marvel 1997 #5
Daredevil #351 – Marvel 1998 #1
Daredevil #352 – Marvel 1998 #2
Daredevil #353 – Marvel 1998 #3
Daredevil #354 – Marvel 1998 #4
Daredevil #355 – Marvel 1998 #5
Daredevil #356 – Marvel 1998 #6
Daredevil #357 – Marvel 1998 #7
Daredevil #358 – Marvel 1998 #11
Daredevil #359 – Marvel 1999 #5
Daredevil #360
Daredevil #361
Daredevil #362
Daredevil #363
Daredevil #364
Daredevil #365
Daredevil #366
Daredevil #367
Daredevil #368 – Marvel 1999 #6
Daredevil #369 – Marvel 1999 #7
Daredevil #370 – Marvel 1999 #8
Daredevil #371
Daredevil #372
Daredevil #373
Daredevil #374
Daredevil #375
Daredevil #376
Daredevil #377
Daredevil #378
Daredevil #379
Daredevil #380

Daredevil vol 2 #1 – Demolidor: Diabo da Guarda – Panini – jul/2009
Daredevil vol 2 #2 – Demolidor: Diabo da Guarda – Panini – jul/2009
Daredevil vol 2 #3 – Demolidor: Diabo da Guarda – Panini – jul/2009
Daredevil vol 2 #4 – Demolidor: Diabo da Guarda – Panini – jul/2009
Daredevil vol 2 #5 – Demolidor: Diabo da Guarda – Panini – jul/2009
Daredevil vol 2 #6 – Demolidor: Diabo da Guarda – Panini – jul/2009
Daredevil vol 2 #7 – Demolidor: Diabo da Guarda – Panini – jul/2009
Daredevil vol 2 #8 – Demolidor: Diabo da Guarda – Panini – jul/2009
Daredevil vol 2 #9 – Grandes Heróis Marvel (série 3) #1
Daredevil vol 2 #10 – Grandes Heróis Marvel (série 3) #2
Daredevil vol 2 #11 - Grandes Heróis Marvel (série 3) #3
Daredevil vol 2 #12 - Grandes Heróis Marvel (série 3) #4
Daredevil vol 2 #13 - Grandes Heróis Marvel (série 3) #5


Editora Panini – jan/02 até hoje
Daredevil vol 2 #14 – Marvel 2002 #1 (Jan/2002)
Daredevil vol 2 #15 – Marvel 2002 #1
Daredevil vol 2 #16 – Marvel 2002 #2
Daredevil vol 2 #17 – Marvel 2002 #3
Daredevil vol 2 #18 – Marvel 2002 #4
Daredevil vol 2 #19 – Marvel 2002 #5
Daredevil vol 2 #20 – Marvel 2002 #7
Daredevil vol 2 #21 – Marvel 2002 #8
Daredevil vol 2 #22 – Marvel 2002 #9
Daredevil vol 2 #23 – Marvel 2002 #10
Daredevil vol 2 #24 – Marvel 2002 #11
Daredevil vol 2 #25 – Marvel 2002 #12


Daredevil vol 2 #26 - Hulk & Demolidor #1 (Fev/2003)
Daredevil vol 2 #27 - Hulk & Demolidor #2
Daredevil vol 2 #28 - Hulk & Demolidor #3
Daredevil vol 2 #29 - Hulk & Demolidor #4
Daredevil vol 2 #30 - Hulk & Demolidor #5
Daredevil vol 2 #31 - Hulk & Demolidor #6
Daredevil vol 2 #32 - Hulk & Demolidor #7
Daredevil vol 2 #33 - Hulk & Demolidor #8
Daredevil vol 2 #34 - Hulk & Demolidor #9
Daredevil vol 2 #35 - Hulk & Demolidor #10
Daredevil vol 2 #36 - Hulk & Demolidor #11
Daredevil vol 2 #37 - Hulk & Demolidor #12


Daredevil vol 2 #38 - Demolidor #1 (Fev/2004)
Daredevil vol 2 #39 - Demolidor #2
Daredevil vol 2 #40 - Demolidor #3
Daredevil vol 2 #41 - Demolidor #4
Daredevil vol 2 #42 - Demolidor #5
Daredevil vol 2 #43 - Demolidor #6
Daredevil vol 2 #44 - Demolidor #7
Daredevil vol 2 #45 - Demolidor #8
Daredevil vol 2 #46 - Demolidor #9
Daredevil vol 2 #47 - Demolidor #10
Daredevil vol 2 #48 - Demolidor #11
Daredevil vol 2 #49 - Demolidor #12 (Jan/2005)
Daredevil vol 2 #50 - Demolidor #13
Daredevil vol 2 #51
Daredevil vol 2 #52
Daredevil vol 2 #53
Daredevil vol 2 #54
Daredevil vol 2 #55
Daredevil vol 2 #56 - Demolidor #14
Daredevil vol 2 #57 - Demolidor #15
Daredevil vol 2 #58 - Demolidor #16
Daredevil vol 2 #59 - Demolidor #17
Daredevil vol 2 #60 - Demolidor #18
Daredevil vol 2 #61 - Demolidor #19


Daredevil vol 2 #62 - Demolidor #20
Daredevil vol 2 #63 - Demolidor #21
Daredevil vol 2 #64 - Demolidor #22
Daredevil vol 2 #65 - Demolidor #23
Daredevil vol 2 #66 - Demolidor #24 (jan/2006)
Daredevil vol 2 #67 - Demolidor #25
Daredevil vol 2 #68 - Demolidor #26
Daredevil vol 2 #69 - Demolidor #27
Daredevil vol 2 #70 - Demolidor #28
Daredevil vol 2 #71 - Demolidor #30
Daredevil vol 2 #72 - Demolidor #31
Daredevil vol 2 #73 - Demolidor #32
Daredevil vol 2 #74 - Demolidor #33
Daredevil vol 2 #75 - Demolidor #33
Daredevil vol 2 #76 - Demolidor #34
Daredevil vol 2 #77 - Demolidor #34
Daredevil vol 2 #78 - Demolidor #35
Daredevil vol 2 #79 - Demolidor #35
Daredevil vol 2 #80 - Demolidor #35
Daredevil vol 2 #81 - Demolidor #35


Daredevil vol 2 #82 - Marvel Action#1 (Jan/2007)
Daredevil vol 2 #83 - Marvel Action#2
Daredevil vol 2 #84 - Marvel Action#3
Daredevil vol 2 #85 - Marvel Action#4
Daredevil vol 2 #86 - Marvel Action#5
Daredevil vol 2 #87 - Marvel Action#3
Daredevil vol 2 #88 - Marvel Action#7
Daredevil vol 2 #89 - Marvel Action#11
Daredevil vol 2 #90 - Marvel Action#12
Daredevil vol 2 #91 - Marvel Action#13 (Jan/2008)
Daredevil vol 2 #92 - Marvel Action#14
Daredevil vol 2 #93 - Marvel Action#14
Daredevil vol 2 #94 - Marvel Action#15
Daredevil vol 2 #95 - Marvel Action#15
Daredevil vol 2 #96 - Marvel Action#16
Daredevil vol 2 #97 - Marvel Action#17
Daredevil vol 2 #98 - Marvel Action#18
Daredevil vol 2 #99 - Marvel Action#19
Daredevil vol 2 #100 - Marvel Action#20
Daredevil vol 2 #101 - Marvel Action#21
Daredevil vol 2 #102 - Marvel Action#22
Daredevil vol 2 #103 - Marvel Action#23
Daredevil vol 2 #104 - Marvel Action#24
Daredevil vol 2 #105 - Marvel Action#25 (Jan/2009)
Daredevil vol 2 #106 - Marvel Action#28
Daredevil vol 2 #107 - Marvel Action#30
Daredevil vol 2 #108 - Marvel Action#31
Daredevil vol 2 #109 - Marvel Action#32
Daredevil vol 2 #110 - Marvel Action#33
Daredevil vol 2 #111 – Universo Marvel (série 1) #53 (Nov/2009)
Daredevil vol 2 #112 – Universo Marvel (série 1) #54
Daredevil vol 2 #113 – Universo Marvel (série 1) #54
Daredevil vol 2 #114 – Universo Marvel (série 1) #55
Daredevil vol 2 #115 – Universo Marvel (série 1) #56
Daredevil vol 2 #116 – Universo Marvel (série 2) #1
Daredevil vol 2 #117 – Universo Marvel (série 2) #1
Daredevil vol 2 #118 – Universo Marvel (série 2) #2
Daredevil vol 2 #119 – Universo Marvel (série 2) #2
Daredevil vol 1 #500 – Universo Marvel (série 2) #3
Daredevil #500 (1969) – Universo Marvel (série 2) #5
Daredevil vol 1 #501 – Universo Marvel (série 2) #7
Daredevil vol 1 #502 – Universo Marvel (série 2) #8
Daredevil vol 1 #503 – Universo Marvel (série 2) #9
Daredevil vol 1 #504 – Universo Marvel (série 2) #10
Daredevil vol 1 #505 – Universo Marvel (série 2) #11
Daredevil vol 1 #506 – Universo Marvel (série 2) #12
Daredevil vol 1 #507 – Universo Marvel (série 2) #13
         Shadowland – Part 1 - Universo Marvel (série 2) #15
Daredevil vol 1 #508 – Universo Marvel (série 2) #15
         Shadowland – Part 2 - Universo Marvel (série 2) #16
Daredevil vol 1 #509 – Universo Marvel (série 2) #16
         Shadowland: Elektra - Universo Marvel (série 2) #17
Shadowland: Bullseye - Universo Marvel (série 2) #17
Shadowland – Part 3 - Universo Marvel (série 2) #17
Shadowland: Gosthrider - Universo Marvel (série 2) #18
Daredevil vol 1 #510 – Universo Marvel (série 2) #18
Daredevil vol 1 #511 – Universo Marvel (série 2) #19
Shadowland – Part 4 - Universo Marvel (série 2) #19
Shadowland: Spiderman - Universo Marvel (série 2) #20
Shadowland – Part 5 - Universo Marvel (série 2) #20
Daredevil vol 1 #512 – Universo Marvel (série 2) #20
Shadowland: After the Fall - Universo Marvel (série 2) #20
Daredevil: Reborn #1 – Universo Marvel (série 2) #21
Daredevil: Reborn #2 – Universo Marvel (série 2) #22
Daredevil: Reborn #3 – Universo Marvel (série 2) #23
Daredevil: Reborn #4 – Universo Marvel (série 2) #24


Daredevil vol 3 #1 – Demolidor #1 (encadernado) – Jul/2013
Daredevil vol 3 #2 – Demolidor #1 (encadernado)
Daredevil vol 3 #3 – Demolidor #1 (encadernado)
Daredevil vol 3 #4 – Demolidor #1 (encadernado)
Daredevil vol 3 #5 – Demolidor #1 (encadernado)
Daredevil vol 3 #6 – Demolidor #1 (encadernado)
Daredevil vol 3 #7 – Demolidor #2 (encadernado) – Set/2013)
Daredevil vol 3 #8 – Demolidor #2 (encadernado)
Daredevil vol 3 #9 – Demolidor #2 (encadernado)
Daredevil vol 3 #10 – Demolidor #2 (encadernado)
Daredevil vol 3 #11 – Justiceiro #2 (encadernado) – Ago/2013
Daredevil vol 3 #12 – Demolidor #3 (encadernado) – Jan/2014
Daredevil vol 3 #13 – Demolidor #3 (encadernado)
Daredevil vol 3 #14 – Demolidor #3 (encadernado)
Daredevil vol 3 #15 – Demolidor #3 (encadernado)
Daredevil vol 3 #16 – Demolidor #3 (encadernado)
Daredevil vol 3 #17 – Demolidor #3 (encadernado)
Daredevil vol 3 #18 – Demolidor #3 (encadernado)
Daredevil vol 3 #19 – Demolidor #4 (encadernado) – Abr/2014
Daredevil vol 3 #20 – Demolidor #4 (encadernado)
Daredevil vol 3 #21 – Demolidor #4 (encadernado)
Daredevil vol 3 #22 – Demolidor #4 (encadernado)
Daredevil vol 3 #23 – Demolidor #4 (encadernado)
Daredevil vol 3 #24 – Demolidor #4 (encadernado)
Daredevil vol 3 #25 – Demolidor #4 (encadernado)
Daredevil vol 3 #26 – Demolidor #5 (encadernado) – Jul/2014
Daredevil vol 3 #27 – Demolidor #5 (encadernado)
Daredevil vol 3 #28 – Demolidor #5 (encadernado)
Daredevil vol 3 #29 – Demolidor #5 (encadernado)
Daredevil vol 3 #30 – Demolidor #5 (encadernado)
Daredevil vol 3 #31 – Demolidor #6 (encadernado) – Dez/2014
Daredevil vol 3 #32 – Demolidor #6 (encadernado)
Daredevil vol 3 #33 – Demolidor #6 (encadernado)
Daredevil vol 3 #34 – Demolidor #6 (encadernado)
Daredevil vol 3 #35 – Demolidor #6 (encadernado)
Daredevil vol 3 #36 – Demolidor #6 (encadernado)

Daredevil vol 4 #0.1 – Demolidor #7 (encadernado) – Mai/2015
Daredevil vol 4 #1 – Demolidor #7 (encadernado)
         Daredevil vol 4 #1.5 – Demolidor #8 (encadernado)
Daredevil vol 4 #2 – Demolidor #7 (encadernado)
Daredevil vol 4 #3 – Demolidor #7 (encadernado)
Daredevil vol 4 #4 – Demolidor #7 (encadernado)
Daredevil vol 4 #5 – Demolidor #8 (encadernado) – Ago/2015
Daredevil vol 4 #6 – Demolidor #8 (encadernado)
Daredevil vol 4 #7 – Demolidor #8 (encadernado)
Daredevil vol 4 #8 – Demolidor #9 (encadernado) – Dez/2015
Daredevil vol 4 #9 – Demolidor #9 (encadernado)
Daredevil vol 4 #10 – Demolidor #9 (encadernado)
Daredevil: Dark Nights #1 – Demolidor #9 (encadernado)
Daredevil: Dark Nights #2 – Demolidor #9 (encadernado)
Daredevil: Dark Nights #3 – Demolidor #9 (encadernado)
Daredevil: Dark Nights #4 – Demolidor #8 (encadernado)
Daredevil: Dark Nights #5 – Demolidor #8 (encadernado)


Anuais
Daredevil Annual vol 1 #1 –    Almanaque Demolidor #1 (Abril)
Daredevil Annual vol 1 #2 -    Demolidor #8 (Bloch)
Daredevil Annual vol 1 #3 -    Demolidor #12 (Bloch)
Daredevil Annual vol 1 #4
Daredevil Annual vol 1 #5 -    Superalmanaque Marvel #9 (Abril)
                                               Homem-Aranha (série 1) #121 (Abril)
Daredevil Annual vol 1 #6 -    Hulk Anual #1 (mar/94)
Daredevil Annual vol 1 #7 -    Capitão América Anual #1 (dez/94 – Abril)
Daredevil Annual vol 1 #8 -    Épicos Marvel #7 (Nov/95 – Abril)
Daredevil Annual vol 1 #9
Daredevil Annual vol 1 #10 -  Superaventuras Marvel #168 (Abril)

Daredevil/Deadpool Annual #1 – Marvel 1999 #10 (Abril)

Daredevil Annual vol 2 #1 – Marvel Action #26 (Panini)
Daredevil Annual vol 3 #1 - Universo Marvel (série 3) #13 (Panini)


Especiais
Demolidor: Homem sem medo #1 a #5 – Mai/1994 – Abril
Demolidor: Homem sem medo #1 – Jul/2009 - Panini
Daredevil: the man whiwhout fear #1 a #5

 

Biblioteca Histórica Marvel #1 – Mar/2009 –Panini
Daredevil #1 a #10


Demolidor Amarelo #1 a #3 – Jul/2002 – Panini
Daredevil Yellow #1 a #6

 
Demolidor Anual: Redenção#1 – Mai/2006 – Panini
Daredevil: Redemption #1 a #6


Demolidor Pai #1 a #3 – Jul/2006 – Panini
Daredevil: Father #1 a #6



Demolidor: Fim dos Dias #1 a #2 – Fev/2015 – Panini
Daredevil: End of Days #1 a #8
What if Karen Page had alived? #1



[Imagens das edições: site Guia dos Quadrinhos]

Nenhum comentário: