quarta-feira, 20 de abril de 2016

Imagens para Inspirar - Personagens negros

Imagens para Inspirar
Personagens negros

Desde que eu comecei a praticar o RPG em um sem número de sistemas que uma coisa ficou clara – o RPG era, e é, infelizmente, um reflexo de conceitos da sociedade que vivemos, como qualquer produção cultural. Isso não é uma novidade. E uma das coisas que vamos percebendo, cedo ou tarde, é que a inserção do personagem negro é extremamente limitada, para não dizer raríssima. Seja em livros com regras de sistemas, ou livros de cenários ou mesmo obras literárias dentro do contexto do RPG, o elemento negro esta ainda mais rarefeito do que o elemento feminino (da qual temos outra característica infeliz – a erotização).

As caracterizações e exemplificações de personagens, sejam em capas, gravuras ou descrições usam quase que exclusivamente o mesmo estereótipo, relegando o negro à um segundo plano, quando mesmo o cita ou o demonstra. Já passei pelo constrangimento de muitas vezes, em minhas mesas, principalmente de novatos, não ter quase nenhuma imagem para exemplificar um tipo de personagem ou gravuras com situações onde o negro fosse o foco central, quando um jogador, também negro, desejava um exemplo de como “ele” seria em jogo.

Por isso decidi, depois de conversar com alguns amigos e amigas inseridos neste debate, fazer essa postagem como imagens apenas de personagens negros. Confesso que foi como procurar agulha em um palheiro. A dificuldade foi enorme em descobrir imagens representativas para as classes clássicas do RPG.


Esta postagem não procura trazer uma resposta, mas levantar um debate ou pelo menos um momento para pensarmos. Espero que gostem e que todos que puderem me retornem com um feedback. 























7 comentários:

Templário de Thiro disse...

Bem bacana!

cavaleiro_andante disse...

faltou uma foto do barack obama the barbarian e do will smith.

Anônimo disse...

E ainda assim menos da metade das imagens não retrata o personagem como tribal, reforçando os esteriótipos.

João Brasil disse...

É a pura verdade 'Anônimo"!!!! Já foi difícil de encontrar essas imagens....imagina se fugissem do estereótipo "tribal"

Anônimo disse...

Adorei! Parabéns!!!

Apenas mais um DM disse...

Tento inserir em minha campanha personagens negros,eu mesmo até jogo com alguns(meu monge humano ,por exemplo) mas como você disse... é como procurar agulha num palheiro.

Squivo disse...

Tava precisando pra ilustra o blog do meu cenário, ainda é muito pouco, mas já me ajuda.