segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Imprima seu próprio Hero Quest

Imprima seu próprio Hero Quest


Fiquei impressionado, embora não surpreso, com a reação dos leitores quando postei na semana passada uma caixa customizada para guardar o saudoso Hero Quest. Este é realmente um jogo muito querido por todos nós e que tem um lugar especial nas minhas lembranças e de muitos outros. Infelizmente ele é muito difícil de ser adquirido hoje em dia devido à sua enorme valorização (mesmo que usado) sendo dificilmente encontrado por menos de setecentos reais. Além disso, parece que vai será difícil dele ser reeditado tão cedo.

Então, pensando cá com meus botões, imaginei uma forma de satisfazer à todos, mesmo que de uma forma parcial. Garimpei um pouco pela rede e juntei em um arquivo todo o material do Hero Quest para ser impresso e utilizado para matar sua saudade. Ainda está longe do ideal, mas tem de tudo o que se precisa.

No arquivo coloquei o tabuleiro em altíssima resolução (12774 x 10245) para ser impresso em qualquer loja do ramo. Disponibilizei também um pdf com todo o mobiliário do jogo para ser montado em papel, que na sua versão original vinha em plástico. Além disso, há todo o resto – cartas, planilhas, fichas, manual, livro de quests e arquivos em pdf com todas os marcadores, pisos, portas, personagens e monstros. É só imprimir e jogar. Mas um alerta... todo o material está em inglês. Resolvi lançar, nesta primeira postagem, todo em inglês para lançar mais rapidamente. Estou planejando lançar todo em português, mas isso levará um pouquinho de tempo ainda, pois quero preparar algo de qualidade (ou pelo menos caprichado) e com melhores resoluções.


Vamos à algumas dicas:

- Tente imprimir o tabuleiro em uma casa especializada em impressões. Opte por um material mais resistente, mesmo que seja um pouquinho mais caro. Pense que você já está economizando em não adquiri este jogo supervalorizado. O tabuleiro é o elemento que mais sofre a ação de uso;

- O mesmo vale para o screen;

- As cartas podem ser impressas em qualquer material, mesmo que folha simples. Uma dica para conservação é, não importando o material utilizado para impressão, colocá-las em protetores de cards (hoje em dia existem de vários tamanhos ou imprimi-los em um tamanho que caibam);

- As peças de mobiliários, como todo papercraft, e os tokens, miniaturas e pisos, têm de serem impressas em folhas um pouco mais grossas (pelo menos papel de 120g). Os pisos podem até serem impressos em papel mais grosso;

- Quanto à base para as miniaturas de papel, hoje existem muitas opções... não será difícil de encontrá-las. Prometo que na próxima postagem, para a versão em português, trarei opções interessantes;

- As miniaturas podem ser substituídas por análogas em plástico ou aquelas que você preferir.

Faça o download abaixo. O arquivo possui 237MB e está compactado para manter a integridade dos elementos. Boa diversão!!

[ATUALIZAÇÃO 1]: Questionaram sobre os dados especiais que haviam no jogo e qual a alternativa. Um site francês de fãs de Hero Quest sugeriu simplesmente imprimir os símbolos em papel adesivo e colar sobre dados d6 normais. Providenciarei moldes!!!

[ATUALIZAÇÃO 2]: Abaixo temos duas opções de dados para Hero Quest. O jogo faz uso de 2d6 normais e 4d6 de combate tendo 3 face com a caveira, 2 faces com o escudo e uma face com a efígie negra. Na primeira deixo o desenho dos três símbolos que são utilizados no dado de combate para aqueles que preferirem imprimir e colar seus dados. A segunda opção é um dado de papel para ser montado...




Divirta-se





7 comentários:

Luiz Cavalcanti disse...

Você encontrou alguma alternativa para os dados especiais?

João Brasil disse...

Atualizei a postagem sobre isso.... Uma sugestão de um site francês era de imprimirmos os símbolos em papel adesivo e colar sobre dados d6.... providenciarei isso!!!!

Unknown disse...

Já encontrei em algum site gringo um trabalho de reedição em HD mto bacana. Tenho ele aqui, mas ainda não imprimi.

Uelinton Granato disse...

Meu muito bom. Parabéns pelo post.

Anônimo disse...

O mais prático para a questão dos dados especiais é simplesmente pegar o D6 normal e atribuir um significado para cada número, não?

Unknown disse...

Sim, no inicio iria utilizar uma conversão de números para figuras caveira,escudo e etc.. dai achei na livraria Leitura dados com 6 faces sem desenho, comprei papel adesivo imprimi e recortei e colei nos dados, existe também a possibilidade de aplicar o desenho no dado utilizando papel Glossy com ferro de passar, não tentei ainda pois os adesivos estão aguentando.

Unknown disse...

Alguem sabe onde conseguir o material em portugues? Do jogo base e expansões? (Ficha de personagens, cartas, regras, tudo isso) Ou teriam informações de projetos de tradução e como estão?