domingo, 23 de outubro de 2016

Tipos de Personagens em Wild Cards I: os sutis Deuces e a ficha de The Sleeper

Tipos de Personagens
em Wild Cards I: os sutis Deuces
e a ficha de The Sleeper


Wild Cards tem surpresas à cada nova página e sabemos como George R. R. Martin é bom nisso. Outra coisa em que o criador e organizador de WC é muito bom é na criação de cenários impressionantes... e este é realmente um cenário impressionante, repleto de nuances, detalhes e peculiaridades. Uma dessas nuances desvendaremos hoje com o personagem Croyd Crenson, também conhecido por The Sleeper.

Nem tudo em Wild Cards se restringe à Ases, Coringas ou Damas, há também os Deuces. A variação dos infectados pelo vírus alienígena não restringe-se aos extremos. Embora raros há uma gama enorme de pessoas ‘levemente’ afetados pelo vírus. Tão levemente que os poderes por eles apresentados são sutis a ponto de quase não serem considerados poderes em termos de jogo. Ao mesmo tempo isso possibilita que criemos personagens interessantes e com profundidade, mais próximos do ‘humano normal’, mas ainda assim com um detalhe que o diferencie substancialmente. Podem ser muito uteis para criação de personagens de jogos de NP mais baixo ou então capangas. De qualquer forma, se a intenção forem jogos no cenário de Wild Cards, esse é um interessante elemento.

Ainda existem muitos outros conceitos de personagens que serão abordados aqui pouco a pouco. Resolvi começar lentamente, pelos Deuces, para ir habituando aqueles que não são muito familiarizados com o cenário ou com a série de livros.

Personagens Deuce
Uma das escolhas de personagens mais incomuns para um jogo de Wild Cards é o Deuce: uma carda selvagem com um menor, aparentemente inútil, poder. Nem todos os "ases" têm tremendas habilidades, afinal de contas; o Wild Card faz jus ao seu nome, e alguns transformados por elas obtêm uma fração curta desses poderes. Pelo menos eles podem ser gratos em não acabarem como coringas.

Enquanto superficialmente os Deuces podem parecer que são bons para quase nada, mas alívio cômico com seus poderes relativamente fracos, eles podem realmente serem personagens interessantes. Um Deuce, apesar de tudo, gasta menos pontos sobre os poderes, e por isso os têm que gastar em outro lugar, em coisas como habilidades e talentos. Muitos poderes Deuce ainda são úteis o suficiente para fazer alguém rico ou famoso, por exemplo.

Powers Deuce
Deuces, por definição, não têm muito da forma de poderes. Um personagem deuce se limita a gastar não mais do que 2 pontos de poder sobre os poderes! Isto é suficiente para adquirir uma graduação ou duas em muitos poderes existentes descritos no Capítulo 5 de M&M (ou Poder Supremo), mas Deuces, na maioria das vezes, apenas gastam 1 ponto sobre o poder Deuce (ver sua descrição abaixo).

DEUCE [NOVO PODER]
Efeito: Variável - Ação: Variável
Alcance: Variável - Duração: Variável
Custo: 1 ponto - Salvamento:Nenhum
Você tem um poder menor, mas útil. Como regra geral, com Deuce ou você possui um poder com alcance normal, requerendo uma ação padrão para ser usado e tendo duração instantânea ou concentrada, ou então tem um alcance pessoal, exigindo uma ação livre para ser usado e tendo duração sustentada ou permanente.  Se um teste de resistência for apropriado para o seu Deuce, ele terá um modificador de +1 na CD de seu salvamento. Você pode modificar essas qualidades com a permissão do Mestre, embora o Mestre possa exigir o uso de modificadores de poder para fazê-lo (tratando Deuce como uma poder de graduação 1).

Você define exatamente o que seu Deuce pode fazer, mas não pode ser mais do que um único ponto de poder à que um poder existente possa razoavelmente realizar, embora possa ser menor. Assim, por exemplo, você pode ter a capacidade de transformar a sua pele e roupas diferentes cores primárias, útil principalmente como um bônus para testes de Performance, mas você não poderia ter um Deuce dando-lhe um bônus para todos os testes de disfarce por alterar totalmente a sua aparência, já que é o equivalente 1 graduação de Morfar, com 2 pontos por graduação (excedendo o limite de 1 ponto).

Algumas amostras de Deuces incluem:

• Cozinhar um alimento cru (em sua taxa normal) só de olhar para ele. Como alternativa esta pode ser a capacidade de aquecer talheres - mas não outros objetos - pela visão ou pelo toque.

• Mover telecineticamente até 30 gramas. Do ponto de vista positivo, o efeito é sutil.

• Levitar à 3 centímetros do chão. Você não pode mover-se lateralmente; você apenas levita até 3 centímetros e fica lá, enquanto você se concentrar. Se você cair, você pode usar o seu poder de interromper a queda parando à 3 centímetros acima do solo.

• Funcionar como um controle remoto vivo para dispositivos com controles remotos infravermelhos, como televisores e aparelhos de som, mudança de canais e ligado ou desligado à vontade.

• Produzir uma chama como uma vela ou isqueiro em seu dedo à vontade.

• Alterar permanentemente a cor de tecidos como com corante pelo toque.

• Conhecer o peso exato de qualquer coisa só de olhar para ele ou tocá-la.

• Fazer materiais escritos "lerem-se" em voz alta com uma voz desencarnada, desde que você possa ver (mas não necessariamente ler) onde as palavras estão escritas.

• Controlar telecineticamente eventos pequenos, aleatórios, como lançamentos de moeda ou jogadas de dados, levando-os à cair como quiser. (Apenas preste atenção para os ases usados em cassinos.)

A possível quantidade de habilidades Deuce é limitada apenas pelo Mestre, e nas orientações anteriores. Tal como acontece com todos os outros poderes, escolha descritores apropriados para o seu Deuce; na série Wild Cards, um Deuce será biológico ou psíquico, assim como outras habilidades dos Ases.

[Suplemento de MM Wild Cards, página 216]


Arquivo de Fichas – Mutantes e Malfeitores
The Sleeper [Croyd Crenson]
- O Dorminhoco –


NP Variável

HABILIDADES
FOR * (*) DES * (*) CON * (*) INT 12 (+1) SAB 10 (0) CAR 12 (+1)
[* Variável]

SALVAMENTO
Resistência *, Fortitude *, Reflexo *, Vontade +5
[* Variável]

COMBATE
Ataque +8, Agarrar +8, Dano variável, Defesa +8 (+4 desprevenido), Recuo variável, Iniciativa variável

PERÍCIAS
Blefar 4 (+5), Conhecimento (manha) 8 (+9), Desarmar dispositivo 8 (+8), Diplomacia 4 (+5), Furtividade 8 (+8), Notar 4 (+4), Prestidigitação 8 (+8)

FEITOS
Benefícios (riqueza)

PODERES
Deuce (Pode jogar de forma espontânea “Conforme o Tempo Passa”; veja a descrição do poder Deuce no Capítulo 6)
Imunidade 1 (envelhecimento)
Metamorfose 20 (100 pontos; Contínuo; Ação Completa [mais Desvantagem Ação], Incontrolável)

DESVANTAGEM
Ação (Metamorfose, uma semana, -8 pontos), Transformação Involuntária (adormecendo, comum, moderada, -3 pontos)

TOTAL: 184
Habilidades 4 + Perícias 11 (44 graduações) + Feitos 1 + Poderes 142 + Combate 32 + Salvamentos 5 - Desvantagens 11

Faça o download da ficha em pdf abaixo


Nenhum comentário: