sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Material de Apoio: As fontes usadas em D&D 5E

Material de Apoio
As fontes usadas em D&D 5E


Muitos rpgistas preferem criar suas próprias produções dentro de um determinado sistema como D&D 5E, por exemplo. Além disso, desejam fazer suas criações nos mesmos moldes do original ou com o layout mais aproximado possível. Procuram fonte, cores exatamente iguais, padrões, dimensões e backgrounds. Quem já tentou fazer isso sabe que é uma tarefa ingrata de pesquisa, primeiro para descobrir esses elementos específicos, depois conseguir achá-los. Graças à uma postagem do amigo Leonardo Queiroz em um dos muitos grupos do Face dedicados em ajudarem os rpgistas, que postou algo muito relevante.

O designer e blogueiro de RPG David “Nighthawk” Flor fez uma interessante matéria destrinchando as fontes usadas na quinta edição de D&D. Ele conseguiu chegar às fontes exatas usadas na publicação lançou em seu blog A Walk in the Dark. Com a matéria ele deixa algo claro. É caro comprar as fontes para uso ‘oficial’ em um material que se proponha dentro dos preceitos legais, sem ferir direitos autorais. Ao mesmo tempo temos muitas opções extremamente semelhantes que nos proporcionam um design de qualidade.


As duas principais fontes usadas são a Bookmania (para texto), Mrs Eaves (para títulos) e variações de ScalaSans (para tabelas).  Ele aponta opções próximas para uso em suas publicações. Para o texto, como uma alternativa à Bookmania, ele indica a Tex Gire Bonum, indicação que ele retirou do fórum da própria Wizard of the Coast. Já neste link ele indica uma séries de variações ScalaSans que se encaixam muito bem em suas produções de D&D 5E.


Mas ele faz um alerta importante. Ele diz que não é uma boa ideia fazer um produto exatamente igual ao oficial, pois acabaria sendo visto como oficial. Deixe claro que é um produto de fã e nunca use as mesmas referências que os oficiais principalmente para produtos que irão à venda.

Nenhum comentário: