domingo, 15 de janeiro de 2017

Templates para Old Dragon - crie em Old Dragon

Templantes para Old Dragon
- cria em Old Dragon e divirta-se -


Criações de fãs. Este é, sem dúvida alguma, a maior de todas as ferramentas para o crescimento e desenvolvimento do mundo do RPG. Não importa o sistema ou cenário, sempre há algum fã disposto a colocar sua criatividade para funcionar e dar vida à sua imaginação. Não importa a qualidade ou relevância do material produzido, ele servirá como estopim para que este hobby maravilhoso continue a crescer e ganhar mais adeptos.

Ontem fui ajudar uma amiga que precisava de algumas dicas com relação à uma publicação sua para Old Dragon, da editora Red Box. Ora, todos estão cansados de saber que a Red Box é uma grande incentivadora da produção de seus fãs. Eu fui ajudando-a até que acabei por montar uma template básica. Então tive a ideia: por que não disponibilizar templates para que os fãs que desejarem façam uso delas para suas criações? Nem todo rpgista tem conhecimento para criar uma template e muitas vezes alguns deles acabam não postando ou lançando suas criações na rede por puro temor de não o fazer dentro de um padrão ‘oficial’.

A template que estou disponibilizando é para o material da Old Dragon. Ela está em MS Publisher. Por quê? Bom, sabemos que muitos preferem e indicam o maravilhoso InDesign. Infelizmente o que ele tem de maravilhoso ele também tem de complicado e inacessível para muitos. Ok, sei que ele tem mais recursos, mas nem todos têm como atingir seu potencial de uso. Já o MS Publisher está disponível em quase todos os computadores em uso que tenham o pacote do MS Office instalado. Além disso, ele é muito mais simples e intuitivo para uso, tendo muitos de seus comandos e mecânicas iguais aos do Word.

Mesclei nessa template materiais de livros oficiais do sistema Old Dragon – Básico, Bestiário e Guia de Armadilhas -, além de adaptar uma template disponibilizada faz algum tempo pela própria Red Box. Deixei algumas explicações no próprio documento sobre diferenças.

Como disse, a template já está em um documento ‘.pub’, facilitando muito quem desejar usá-lo. É só ir duplicando páginas e inserindo dados e textos. Também estou disponibilizando aqui as quatro fontes básicas usadas em Old Dragon.


Qualquer dúvida podem me perguntar via Facebook ou por aqui. Divirtam-se e produzam!!!!

Templates em Publisher - AQUI

Templates em PDF - AQUI

Fontes - AQUI

Nenhum comentário: