segunda-feira, 28 de maio de 2018

Cenários de RPG - 08


Cenários de RPG - 08

Aqui temos três mapas de uma mesma aventura para D&D 5E do Inkdmage. Há uma parte externa, em uma fazenda, onde está a entrada para a caverna através de um fosso. As outras duas partes são de uma caverna com todos os seus perigos. Todas são um ótimo exemplo de como misturar um mapa com em papel (com grid) e estruturas de revelo.


Ordem de Leitura - Pantera Negra


Ordem de leitura – Pantera Negra


A intenção original de Stan Lee e Jack Kirby era trazer representatividade ao universo Marvel, que vivia nos anos sessenta uma efervescência cultural, social e política. O primeiro personagem negro, criação da dupla, foi o Pantera Negra (inicialmente chamado de Tigre de Carvão). T’Challa era membro de uma família real de uma país africano fictício chamado Wakanda. Essa nação seria uma mistura de uma África futurista e tradicional, cujo desenvolvimento foi devido à presença de um raríssimo metal de propriedades especiais chamado Vibranium, decorrente de um meteoro que caiu naquele lugar.

Por uma coincidência a estreia do personagem nas páginas da revista Fantastic Four #52 se deu dias após o The New York Times lançar uma grande reportagem sobre o LCFO (Organização pela Libertação do Condado de Lowndes), partido político liderado por Stokely Carmichael e do Comitê Estudantil de Coordenação Antiviolência. Na reportagem era explicada toda a plataforma do grupo e apresentado seu símbolo - uma pantera negra. A analogia foi imediata. Nunca mais conseguiram desvincular o personagem do ambiente de contestação social e política advinda do partido.