segunda-feira, 22 de julho de 2019

Faz de Conta RPG em financiamento coletivo - ideal para crianças


Faz de Conta RPG
em financiamento coletivo
- Ideial para crianças -


A nova geração do RPG pode e deve vir de todas as idades. Pode ser alguém com seus trinta anos e que acabou de conhecer o RPG como pode ser alguém que mal saiba ler. Já me detive em uma lista de RPGs para crianças tempos atrás (AQUI), mas não me canso de divulgar novidades quando aparecem. É o caso de Faz de Conta, que iniciou seu financiamento coletivo pelo Cartase (LINK).

Crianças da Terra da Chuva Miúda, escutem atentamente! A alguns dias atrás, uma forte ventania trouxe até as nossas terras uma nuvem do Reino dos Gigantes. A chuva desta nuvem transformou muitos insetos, fazendo com que eles ficassem agressivos e gigantescos. Os poucos adultos que moram em nossa vila estão muito ocupados com seus trabalhos, mas vocês são corajosos e possuem os poderes e habilidades necessários para expulsarem estes nojentos e terríveis insetos que estão espalhados por todos os cantos, desde as Cavernas sem Luz até a Montanha Congelante. Unam-se, ajudem uns aos outros e sempre serão vitoriosos! 

Faz de Conta RPG é uma criação de Neemias de Oliveira Guimarães, com ilustrações de Jessiane Bezerra. O foco do livro são crianças até 12 anos de idade, embora qualquer pessoa possa jogá-lo. Este sistema de RPG utiliza 2 dados de seis lados para movimentação no grid e 1 dado para realização dos testes. As regras de Faz de Conta RPG foram pensadas para proporcionar um jogo de RPG ágil, divertido e fácil de ser aprendido por crianças a partir dos 4 anos de idade.

As aventuras vivenciadas na Terra da Chuva Miúda acontecem em um mundo de fantasia medieval, onde as poucas pessoas da região vivem sem nenhum tipo de tecnologia, em um pequeno vilarejo chamado de Vila Velha. As crianças que nascem em Vila Velha são muito valentes e corajosas, e estão sempre dispostas a ajudar os adultos na proteção da vila, por esse motivo, já nos primeiros invernos de vida, crescem sendo instruídas em técnicas de combate e desenvolvendo suas habilidades mágicas. Vila Velha era considerado um lugar tranquilo de se viver, até a chegada de uma nuvem do Reino dos Gigantes nas redondezas.

Sempre que chove por esta nuvem, os insetos crescem magicamente a ponto de ficarem até mais altos que humanos adultos. Estes seres gigantes também têm se tornado muito agressivos e estão trazendo muitos problemas e perigos para a vila, como por exemplo: gafanhotos enormes destruindo a floresta; gigantescas baratas voadoras sujando o telhado das casas da vila; formigas roubando o estoque de comida dos agricultores; pulgas que estão levando os animais da vila para cavernas;  mariposas espalhando um pó que deixa as pessoas atordoadas; besouros Titã destruindo as estradas; cupins devorando as pontes de madeira usadas para cruzar o rio; mosquitos transmissores de doenças atacando os moradores da vila; entre outros problemas!



A missão dos pequenos heróis da Terra da Chuva Miúda é de proteger os moradores da vila, expulsando estes insetos gigantescos, terríveis e nojentos de suas terras, para que possam voltar a ser um vilarejo de paz e tranquilidade.

O financiamento em si proporciona um livro com todas as regras necessárias em 220 páginas e que já está finalizado. Ele contará com 35 grids conectáveis, 63 cartas (de tesouros e recompensas), miniaturas impressas (12 heróis e 195 inimigos) e de fácil montagem. E não se enganem por ser um material para criança... ele é muito bonito e bem feito, valendo cada centavo investido nele. Com um apoio de R$ 30 reais você já tem direito à todo o material em pdf para imprimir e com R$ 120 reais você já recebe todo o material impresso! No site do financiamento há um link para o fastplay gratuito (LINK) do sistema para que possamos ter uma idéia do que esperar dele!




O financiamento está apenas em seu início, por isso organize-se e corra para apoiar! Entrega prevista para novembro!




Animação baseada em Tales from the Loop


Animação baseada em
Tales from the Loop

Todos sabem que Tales from the Loop é um de meus RPGs favoritos, seja pela temática, seja pelo visual incrível. Então eu não poderia deixar de postar essa maravilhosa animação curta criada dando vida às imagens que ilustram o livro. Para quem não sabe Tales from the Loop é um RPG da européia Free League Publushing onde você está na pele de adolescentes dos anos oitenta que estão envoltos em mistérios à cerca do Loop (como era conhecido o maior acelerador de partículas da época, construído em 1969, baseado em fato real). É um mundo que mistura os saudosistas anos oitenta e máquinas e seres misteriosos. A grande inspiração para esse RPG foram as obras impressionantes de Simon Stålenhag que estão em dois livros de arte de mesmo nome, que pintou a ansiedade de sua juventude em meio às dúvidas e medos de morar próximo do The Loop. Mais recentemente Stålenhag lançou um terceiro livro – The Electric State – narrando, com imagens, uma adolescente que foge com seu companheiro robótico. Junto ele lançou um CD com músicas inspiradas nas mesmas imagens. Esta animação é um projeto da fã Ilya Plotnikov que combinou a arte animada de Stålenhag com a música que ele mesmo compôs baseada nas imagens.